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ANPEd Sudeste 2024

Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, na Universidade Federal do Espírito Santo, foi realizada a 16ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste. No evento, três laedianos apresentaram seus trabalhos.

Banner do evento (Reprodução: Site da ANPEd)

Willer Moravia apresentou dois trabalhos de sua autoria, desenvolvidos com sua orientadora Naira Muylaert.


No GT de Política Educacional (GT 5), foi apresentado o trabalho Reconfiguração dos Arranjos de Implementação de Políticas Educacionais em Face de Mudanças Exógenas. Trata-se de um recorte de sua dissertação de mestrado, que investiga as implicações das reformas gerenciais e da publicização para os arranjos de implementação de políticas educacionais no município do Rio de Janeiro entre 1996 e 2022. O estudo destaca a crescente participação de entidades não estatais na governança educacional, refletindo sobre as complexidades dessa transformação.


No GT de Sociologia da Educação (GT 14), Willer apresentou o trabalho Discriminação no Contexto Escolar Brasileiro: Panorama das Pesquisas Contemporâneas. Este estudo, um recorte de sua investigação de doutorado em andamento, oferece uma análise sistemática da literatura acadêmica sobre discriminação no contexto escolar brasileiro. A pesquisa aborda as implicações da discriminação, das resistências institucionais e das práticas pedagógicas, propondo caminhos para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.


Nesse mesmo GT 14, Deisilucy Sequeira e Marina Leal apresentaram o trabalho intitulado Análise das Desigualdades Educacionais do Perfil Dos Estudantes da EJA: Uma Perspectiva Baseada nos Estudos de Bourdieu.


Este trabalho busca entender como a EJA pode ser um espaço em que se materializam as desigualdades de gênero, cor/raça e origem socioespacial na trajetória educacional. Foi feita uma análise qualitativa dos dados do Censo Escolar de 2023 e, a partir da aplicação dos conceitos de capital cultural, social e econômico de Bourdieu, buscou-se entender melhor a complexa relação entre educação, gênero, raça/cor e nível socioeconômico no Brasil e como essas dinâmicas influenciam as trajetórias educacionais dos alunos que buscam recomposição do processo de escolarização formal, na esteira de investigações acerca das desigualdades educacionais no país. A análise do perfil dos estudantes da EJA, portanto, revela a reprodução de desigualdades sociais, territoriais e econômicas na educação. A predominância de alunos de baixa renda, mulheres e pessoas pretas/pardas indica como fatores econômicos, sociais e culturais influenciam as trajetórias educacionais. Embora o segmento ofereça novas oportunidades, ainda enfrenta desafios significativos na quebra do ciclo de reprodução das desigualdades sociais.


Willer, Deise e Marina em suas apresentações


Parabéns pelas participações, laedianos!





Organização do texto e postagem de: Maria Eduarda da Cunha

Os colegas enviaram seus textos sobre os trabalhos.


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