Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, na Universidade Federal do Espírito Santo, foi realizada a 16ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste. No evento, três laedianos apresentaram seus trabalhos.
Willer Moravia apresentou dois trabalhos de sua autoria, desenvolvidos com sua orientadora Naira Muylaert.
No GT de Política Educacional (GT 5), foi apresentado o trabalho Reconfiguração dos Arranjos de Implementação de Políticas Educacionais em Face de Mudanças Exógenas. Trata-se de um recorte de sua dissertação de mestrado, que investiga as implicações das reformas gerenciais e da publicização para os arranjos de implementação de políticas educacionais no município do Rio de Janeiro entre 1996 e 2022. O estudo destaca a crescente participação de entidades não estatais na governança educacional, refletindo sobre as complexidades dessa transformação.
No GT de Sociologia da Educação (GT 14), Willer apresentou o trabalho Discriminação no Contexto Escolar Brasileiro: Panorama das Pesquisas Contemporâneas. Este estudo, um recorte de sua investigação de doutorado em andamento, oferece uma análise sistemática da literatura acadêmica sobre discriminação no contexto escolar brasileiro. A pesquisa aborda as implicações da discriminação, das resistências institucionais e das práticas pedagógicas, propondo caminhos para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
Nesse mesmo GT 14, Deisilucy Sequeira e Marina Leal apresentaram o trabalho intitulado Análise das Desigualdades Educacionais do Perfil Dos Estudantes da EJA: Uma Perspectiva Baseada nos Estudos de Bourdieu.
Este trabalho busca entender como a EJA pode ser um espaço em que se materializam as desigualdades de gênero, cor/raça e origem socioespacial na trajetória educacional. Foi feita uma análise qualitativa dos dados do Censo Escolar de 2023 e, a partir da aplicação dos conceitos de capital cultural, social e econômico de Bourdieu, buscou-se entender melhor a complexa relação entre educação, gênero, raça/cor e nível socioeconômico no Brasil e como essas dinâmicas influenciam as trajetórias educacionais dos alunos que buscam recomposição do processo de escolarização formal, na esteira de investigações acerca das desigualdades educacionais no país. A análise do perfil dos estudantes da EJA, portanto, revela a reprodução de desigualdades sociais, territoriais e econômicas na educação. A predominância de alunos de baixa renda, mulheres e pessoas pretas/pardas indica como fatores econômicos, sociais e culturais influenciam as trajetórias educacionais. Embora o segmento ofereça novas oportunidades, ainda enfrenta desafios significativos na quebra do ciclo de reprodução das desigualdades sociais.
Willer, Deise e Marina em suas apresentações
Parabéns pelas participações, laedianos!
Organização do texto e postagem de: Maria Eduarda da Cunha
Os colegas enviaram seus textos sobre os trabalhos.
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