O Seminário Discente é um evento planejado e organizado diretamente por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio com apoio da Direção, da Coordenação e do corpo docente do Departamento. Em outubro de 2024, ocorreu sua 3ª edição e o LAEd esteve presente em diferentes frentes.
Na Comissão Organizadora, tivemos os laedianos Willer Moravia (doutorando), Maria Eduarda da Cunha (egressa), José Mauricio Avilla (egresso) e Deisilucy Sequeira (doutoranda) dentre demais colegas da equipe que pertencem a diferentes grupos de pesquisa. Outros membros do LAEd também estiveram presentes prestigiando as apresentações de trabalho e as atividades em geral do Seminário.
Parte da Comissão Organizadora do Evento (1ª imagem) e parte do LAEd presente no 1º dia do evento (2ª imagem)
Com relação às Apresentações de Trabalho, contamos com, na Mesa 1, mediados por José Mauricio, os doutorandos do LAEd: Maria Elisa Almeida, Eline Moreira, Johnny Oliveira e Deisilucy Sequeira, enquanto, na Mesa 5, a laediana Mônica Jacomedes apresentou seu trabalho. Entenda brevemente cada um:
Maria Elisa - Construção do quadro de referência conceitual de survey sobre discriminação e preconceito na escola: O trabalho foi uma amostra do que será a tese de Doutorado de Maria Elisa. Na ocasião, a doutoranda buscou apresentar como foi construído o survey para mensurar discriminação e preconceito em escolas, trazendo alguns aportes teóricos ligados a estudos sobre discriminação e preconceito na Psicologia (Allport, 1954), na Sociologia com (Forquin, 2001) e (Choukri, 2023) dentre outros.
Eline Moreira - Dificuldades no acesso à creche: O fenômeno das listas de espera: A apresentação de Eline consistiu na explanação sobre parte de sua pesquisa de Doutorado que trata sobre a oferta de vagas em creche no Brasil. No evento, a doutoranda falou sobre as estratégias utilizadas pelos municípios - sobretudo os municípios de Vitória, Florianópolis, Manaus e Boa Vista - para priorizar o atendimento e criar listas de espera em razão da ausência de vagas para todos que buscam a matrícula em creche.
Johnny Oliveira - Trajetória de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim): O trabalho apresentado pelo Johnny consistiu em um recorte de sua pesquisa de Doutorado que tem como principal objetivo identificar o contexto de implementação dos diferentes arranjos institucionais do Pecim previstos no desenho da política. Na ocasião, o doutorando apresentou as primeiras impressões sobre as entrevistas que já realizou em campo e seus achados até então.
Deisilucy Sequeira - Pesquisas Nacionais e da América Latina sobre o tempo escolar ampliado: Deise apresentou um levantamento bibliográfico que faz parte de seu projeto de Tese de Doutorado. A pesquisa teve como objetivo analisar o panorama nacional e latino-americano sobre o tempo escolar ampliado, buscando identificar os principais temas, abordagens e resultados de pesquisas relevantes para o estudo.
Mônica Jacomedes - O Ciclo de Alfabetização Matemática em um Município Brasileiro: associações curriculares e comportamento estatístico nas avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: A pesquisa apresentada por Mônica relaciona-se à linha de avaliação educacional em larga escala, às questões referentes ao currículo e ao desempenho em matemática, dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma rede municipal. De modo geral, busca contribuir para o debate acerca do tema da desigualdade educacional, investigada por meio dos dados das avaliações em larga escala do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do governo federal brasileiro, instituído em 2023.
José Mauricio, Maria Elisa, Eline, Johnny, Deise e Mônica em suas participações nas mesas de Apresentações de Trabalho
Por fim, cabe destacar que Maria Elisa ainda participou da Roda de Conversa sobre “Internacionalização da formação e da pesquisa”, já que voltou recentemente de sua experiência com o Doutorado sanduíche (financiado pelo Programa CAPES/Print) no Instituto de Educação da Universidade de Minho (Portugal), sob supervisão do professor José Augusto Pacheco. Sobre essa oportunidade, a doutoranda relatou: "A roda de conversa foi um momento muito especial do Seminário. Além de ser a primeira vez que houve esse momento entre os estudantes, conseguimos através dos relatos de experiência saber mais sobre o processo de candidatura, aceite e depois de percurso.".
O III Seminário Discente foi uma excelente experiência de pesquisa em movimento com a troca de saberes entre membros do PPGE da PUC-Rio. Que venham os próximos!
Texto e postagem de: Maria Eduarda Cunha
Os doutorandos que participaram das Apresentações enviaram suas contribuições à colega citada acima.
Comentários