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Novos artigos publicados!



Integrantes do LAEd tiveram novos artigos publicados. Confira aqui mais informações sobre essas publicações.


Johnny Chaves (LAEd/PUC-Rio) publicou, junto às colegas Janaina Moreira (SEEDUC-RJ) e Nathalia Christine (UNIRIO), o artigo intitulado O Processo de Militarização de Duas Escolas Públicas no Estado do Rio De Janeiro: A Demarcação de Território da Agenda Neoconservadora na Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), a InterAção. O resumo desse trabalho segue abaixo:

"O artigo analisa os distintos movimentos adotados para a criação de duas escolas públicas aos moldes militares no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019. Uma delas criada para ser gerida pela Polícia Militar e a outra vinculada ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). Como argumento principal, são apresentados os percursos distintos para as respectivas criações reforçando o avanço da agenda neoconservadora, a partir de uma perspectiva de hipermilitarização da vida e da sociedade (Bordin, 2020). O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica e documental além de analisar e levantar hipóteses acerca da teia institucional que dá bases para a criação de diferentes modelos de militarização da educação."


Outra publicação recente teve autoria de dois laedianos: Willer Moravia e Maria Eduarda Cunha. O título do trabalho é Escola segura: perspectivas e propostas e foi publicado na Revista Linhas (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/UDESC). O resumo desse artigo segue abaixo:

"Diante dos recentes ataques violentos, as escolas brasileiras enfrentam desafios significativos para manterem um ambiente seguro e pacífico, essencial para a promoção da educação e da interação social harmoniosa. Esses incidentes reacenderam o debate sobre segurança escolar, gerando diversas propostas para assegurar a proteção necessárias nesses espaços educacionais. Frente a este quadro, o presente trabalho teve como objetivo investigar a concepção de profissionais com relevante atuação na área de educação sobre segurança escolar. Por meio de um estudo qualitativo utilizando o método de análise estrutural do discurso (Greimas, 1996; Martinic, 2006), baseado na teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1994, 2015; Jodelet, 2001; Martinic, 2006), este trabalho analisou discursos de profissionais da Educação. O material analisado foi retirado do ciclo de debates sobre segurança escolar promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Os resultados apontam para o entendimento dos profissionais da Educação de que uma escola segura deve ter uma infraestrutura condizente com um ambiente de liberdade e ser construída sobre valores democráticos de diversidade e tolerância dentro de uma Cultura de Paz, estando esses discursos alinhados à literatura internacional sobre o tema, em oposição à implementação exclusiva de instrumentos de segurança.".



Leia as publicações clicando nos títulos de cada artigo. Boa leitura!



Texto e publicação de Maria Eduarda Cunha




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